Arquitetura, design, escultura, paisagismo, som e poesia reunidos em um só ambiente. Se você gostou dessa interessante mistura, é melhor conferir um dos espaços que mais chamam atenção dos visitantes da CASACOR Minas 2019: o Cuboesia & Jardim de Aço, assinado por João Diniz e Bel Diniz.

O projeto, patrocinado e produzido com aços da ArcelorMittal,  é separado em dois momentos. O primeiro deles é o cubo. Essa instalação híbrida, feita em estrutura metálica com esqueleto interno de metalons, resultou em uma peça de ‘land-art’ instalada no gramado do Palácio Mangabeiras, palco da 25ª edição da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado, que será realizada até o dia 13 de outubro.

A intenção é fazer com que as pessoas entrem e interajam com o cubo vazado, que contém um poema de seis versos em cada uma das faces.

De acordo com João Diniz, o grande diferencial do espaço é permitir que o público tenha uma experiência sensorial e de linguagem. “Os visitantes encontrarão uma peça concreta de poesia com versos que se complementam de alguma forma. Além disso, será possível admirar um jogo de luz, sombras e recortes com vista para as montanhas. Para completar a vivência, no interior do cubo, uma trilha sonora, composta e executada pelos arquitetos, propõe pulsações e falas diversas”, diz.

Em volta desta estrutura está o Jardim de Aço, segundo ponto do ambiente. Trata-se de uma composição escultórica feita com vergalhões dobrados modularmente em três tamanhos que, interagindo com a vegetação local, sugere que o metal é também um elemento da natureza, se passando por uma espécie de planta metálica.

Esse paradoxo sinaliza que o material, proveniente da mineração e da siderurgia, nessa composição, denuncia o descaso e a demagogia ambiental. No local, existem também letras soltas pelo gramado, que convida as pessoas a montarem seus próprios poemas de forma interativa.

Jardim de Aço é formado por uma composição escultórica feita com vergalhões dobrados em três tamanhos

“O gesto de se utilizar as letras provenientes dos recortes das faces do cubo, como se fossem plantas espontâneas do jardim, sugere uma atitude de design ecológico que procura não gerar resíduos”, frisa Bel Diniz.

Essa preocupação sustentável é percebida em toda a concepção do projeto. Prova disso, é que a técnica utilizada para a construção, toda feita em estrutura metálica, não gerou resíduos nos canteiros de obras, além de ser erguida em apenas dois dias, gerando, também, redução de custos.

Além disso, a estrutura poderá ser remontada de forma ágil em outros locais, o que proporcionará um convite à descoberta do ambiente para outras pessoas ao término da CASACOR Minas.

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